Dissertações
Pesquisas por assuntos, títulos ou autores podem ser feitas pelo site do LOCUS/UFV
Dissertações defendidas em 2020
ESTÁGIO EM ENSINO: A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADOS À ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Orientador(a): Jairo Antônio da Paixão
ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE COTISTAS NEGRAS E NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: “SERÁ QUE ESSE ESPAÇO É PRA MIM?”
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
COMO PROFESSORES APRENDEM A AVALIAR? DIMENSÕES DAS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO, DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Orientador(a): AlvanizeValente Fernandes Ferenc
IDOSOS UNIVERSITÁRIOS E RECONHECIMENTO: ACESSO, PERMANÊNCIA E OS DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Orientador(a): Bethania Medeiros Geremias
AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM O BID (2003-2016)
Orientador(a): Joana D’Arc Germano Hollerbach
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA EM PERSPECTIVA
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E A DIMENSÃO GENERIFICADA DO CAMPO CIENTÍFICO: UM RECORTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ENTENDIMENTOS E VIVÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE VIÇOSA-MG
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
“ESTUDEM MUITO PARA DOMINAREM A TÉCNICA QUE PERMITE DOMINAR A NATUREZA” – A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL SOB AS “ORIENTAÇÕES” DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS
Orientador(a): Valter Machado da Fonseca
EXPRESSÕES DA DESIGUALDADE: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO INTELECTUAL DA CLASSE TRABALHADORA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSINHO POPULAR NOVA VIÇOSA (VIÇOSA-MG)
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
2018 E SUAS MEMÓRIAS: A EDUCAÇÃO E AS DIFERENÇAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Orientador(a): Rennan Lanna Martins Mafra
A MONITORIA NAS LICENCIATURAS: ANALISANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESAFIOS DA LEI 10639/2003
Orientador(a): Valter Machado da Fonseca
NARRATIVAS DISCENTES SOBRE SAÚDE E SOFRIMENTO MENTAL NO ENSINO SUPERIOR
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EJA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APÓS OS ANOS 2000: APROXIMAÇÕES E LIMITES COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
INTERCAMBISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EXPERIMENTADAS PELOS ESTUDANTES COLOMBIANOS ENTRE OS ANOS 2013-2018
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1942)
Orientador(a): Anderson da Cunha Baia
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MAPEANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MINAS GERAIS (1930-1964)
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
DIÁLOGOS SOBRE INDISCIPLINA E DESINTERESSE ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MARIANA (MG)
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
PROBLEMATIZANDO O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
ESTUDANTES DO CAP-COLUNI: trajetórias e vivências escolares dos “mais” excelentes dentre os excelentes
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
Dissertações defendidas em 2019
AVALIAÇÕES EXTERNAS E RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE: VISÕES E IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES FORMADORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
A REFORMA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1968-1978): ELEMENTOS PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM
Orientador(a): Anderson da Cunha Baia
O MILAGRE DE UMA ESCOLA: A FABRICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO REVELADA PELA VIRGEM MARIA
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE GEOGRAFIA
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
AUTONOMIA OU HETERONOMIA DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE PONTE NOVA NOS ANOS DE 1863 A 1930
Orientador(a): Denilson dos Santos Azevedo
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/MG (2014-2018)
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
FORMAÇÃO CONTINUADA: TECENDO REDES E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES COM OS COTIDIANOS ESCOLARES
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS TRABALHOS EM GRUPO
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFV FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 2015
Orientador(a): Rita de Cássia Alcântara Braúna
MERITOCRACIA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA SEEDUC/RJ ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2014
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
ENTRE AS PRODUÇÕES DO FEMININO E A CONQUISTA DE ESPAÇOS: MULHERES E EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1931 – 1956)
Orientador(a): Anderson da Cunha Baia
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR PROFESSORES ATUANTES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Orientador(a): Jairo Antônio da Paixão
HISTÓRIAS CRUZADAS: TRAMAS DE VIDA DE ESTUDANTES NEGRAS GRADUANDAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
SERIAR OU NÃO SERIAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA E UM PROJETO EDUCACIONAL
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
REINAÇÕES DE UMA PROFESSORA: ALINHAVOS DE COMO PRATICA UM COTIDIANO ESCOLAR
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
SER OU NÃO SER PROFESSOR: PARTICIPAÇÃO DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLHA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE CIDADANIA E DIREITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG
Orientador(a): Rita de Andrade Vaz de Mello
Dissertações defendidas em 2018
A APRENDIZAGEM DO ADULTO EM PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E SABERES COMPARTILHADOS POR PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
VOCÊ NÃO PODE ME IGNORAR, EU ESTOU AQUI! NARRANDO COM OS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
A CONFIGURAÇÃO DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DE INSTITUTOS FEDERAIS MINEIROS: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS NEGRAS: COSTURANDO MEMÓRIAS DE IDENTIDADES, ESTÉTICA E FORMAÇÃO
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV & A FORMAÇÃO DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
TROCANDO SABERES E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DA EFA PAULO FREIRE NA TROCA DE SABERES
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
O SIMAVE E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
PRODUÇÕES DE SUBJETIVIDADES FEMININAS EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
MESTRES BOI E FARINHADA: TRAVESSANDO DE VOLTA ÀS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS SOCIOCULTURAIS DAS ZONAS DAS MATAS MINEIRAS
Orientador(a): Willer Araújo Barbosa
DE ESCOLAS PÚBLICAS À UFV: A ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR EM UMA CIDADE MÉDIA UNIVERSITÁRIA
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DO EMPRESARIAMENTO AO CONTROLE IDEOLÓGICO
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MURIAEENSE NA EDUCAÇÃO DE 1871 A 1930
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
DA ESCOLA DA CAPOEIRA PARA O JOGO DA VIDA: OS SABERES E OS PROCESSOS EDUCATIVOS VIVENCIADOS POR SEUS PRATICANTES
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
REALIDADES PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS DE UMA REPÚBLICA ESTUDANTIL FEMININA
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
EXPRESSÕES E MULTICOMPLEXIDADES NOS DEBATES TRANSVERSAIS SOBRE OS ALIMENTOS: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA EFA PURIS
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
EVASÃO E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NA EJA DO ENSINO MÉDIO SEMIPRESENCIAL: RETRATOS DE UMA ESCOLA
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
TRANSBORDAMENTOS ENTRE O CANDOMBLÉ E O MARACATU DE BAQUE VIRADO NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO GRUPO FILHAS DE AGANJU
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
O SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (SIMAVE): NOVAS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS?
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: A CONSTITUIÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O CIEP 271, JOSÉ BONIFÁCIO TASSARA
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
A ESCOLHA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS POR FAMÍLIAS NA CIDADE DE CARANGOLA (MG)
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
Dissertações defendidas em 2017
ESCOLAFETO: “ENTRE” RELAÇÕES EM UMA ESCOLA
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
KOMBI DOS JOGOS: NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DOS BRINCANTES
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
A POLÍTICA DE COTAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: ANÁLISE DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
O LIVRO DIDÁTICO E OS PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
NARRAR, FABRICAR, INVENTAR: COMPOSIÇÕES ENTRE NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E NARRATIVAS DE VIDAS
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
PRÁTICAS TEXTUAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MUNDOS QUE SE TECEM EM BUSCA DE SENTIDOS
Orientador(a): Willer Araújo Barbosa
A FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV: EXPERIÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EDUCANDOS
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A DISTÂNCIA: PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFV
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DO PRONATEC NO IF SUDESTE MG
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
RE-EXISTÊNCIA E RESSURGÊNCIA INDÍGENA: DIÁSPORA E TRANSFORMAÇÕES DO POVO PURI
Orientador(a): Willer Araújo Barbosa
O APRENDIZADO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE “BONS FORMADORES”
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DIANTE DOS NOVOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
VIVENCIANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VIÇOSA – MG
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
A MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ENTRE DIFERENTES CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E O PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: HISTÓRICO E TENDÊNCIAS
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
COMPARTILHAR, CURTIR, INTERAGIR: O FACEBOOK COMO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR@S
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
DO IMPÉRIO À REPÚBLICA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG (1831-1930)
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA WALDORF NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBÁ-MG
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI): EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM LETRAS DA UFV
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DA UFV
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
OS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM VIÇOSA – MG: UM OLHAR A PARTIR DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
O LUGAR DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AGRICULTURA NO BRASIL COMO TERRENO FÉRTIL PARA OS ESTADOS UNIDOS: A FUNDAÇÃO FORD NA UREMG/UFV (1964-1976)
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
AS CONTROVÉRSIAS DA REGULAMENTAÇÃO DA ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NO BRASIL
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
Dissertações defendidas em 2016
TRÊS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS: ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
ASPECTOS DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EXPIBIDIANAS: O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A INFLUÊNCIA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES FORMADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: COMPOSIÇÕES E TENSÕES NO/COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA VOZ DE SUPERVISORES
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA NOTURNA NA UFV: ENEM, SISU E EVASÃO
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
INTENSIDADES E CONEXÕES DE UM SUJEITO EM SUA TRAJETÓRIA NA COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
- LILIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA
DA SEMENTE À FLOR: EMERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV
Orientador(a): Marcelo Loures dos Santos
POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS A PARTIR DOS ANOS 2000
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
DISCUTINDO SOBRE A EVASÃO EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos
PEGADAS AGROECOLÓGICAS: HISTÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM MINAS GERAIS E A PARTICIPAÇÃO DE HELENA ANTIPOFF
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
TEMPOS ESQUECIDOS, MEMÓRIAS RECORDÁVEIS: HISTÓRIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES RURAIS
Orientador(a): Rita de Cássia de Souza
A ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
ESCOLAS DO CAMPO ENTRE SERRAS E MARIAS
Orientador(a): Willer Araújo Barbosa
O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – MG: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DO GESTOR
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
INTERNACIONALIZAÇÃO E CONHECIMENTO: ANÁLISE DO PROGRAMA CAPES BRAFAGRI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES-PARTICIPANTES NO BIÊNIO 2013-2014
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
Dissertações defendidas em 2015
AS IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
O PROCESSO DE ESCOLHA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A ESCASSEZ DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POSSÍVEIS RELAÇÕES
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS: ANÁLISE DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
- ANDREZA CRISTINA DE SOUZA PAULA FERREIRA
AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ENCONTRO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Orientador(a): Marcelo Loures dos Santos
A ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IF SUDESTE MG – CAMPUS MURIAÉ
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITORIALIZAÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES DOS INTERCÂMBIOS AGROECOLÓGICOS
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
A EDUCAÇÃO SALESIANA NA CIDADE DE PONTE NOVA – MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
INVENTIVOS „RECREIARES‟ NOS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
DINÂMICAS LOCAIS E ATOS PARENTAIS DE ESCOLHA DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO ESTADUAIS REPUTADOS EM VIÇOSA (MG)
Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ORIGEM, TRAJETÓRIA E RECONFIGURAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
CURRÍCULO E ESCOLA DO CAMPO
Orientador(a): Edgar Pereira Coelho
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE O PRONATEC
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
INVENÇÃO E DIFERENÇA EM UMA SALA DE AULA
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
CARTOGRAFIAS COTIDIANAS: ENTRELAÇANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E SUAS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÕES
Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck
O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: O CASO DO IF SUDESTE MG – CAMPUS RIO POMBA
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
PERCURSOS FORMATIVOS, PROFISSIONAIS E AS PRÁTICAS DOS DOCENTES COORDENADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
Dissertações defendidas em 2014
TRABALHO DOCENTE E ADOECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA MINEIRA
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
ENTRE EMBARAÇOS, PERFORMANCES E RESISTÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DA QUEIXA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE MULHERES EM UMA DELEGACIA
Orientador(a): Marisa Barletto
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALTERNÂNCIAS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO JOÃO DO GARRAFÃO, ESPÍRITO SANTO
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
APRENDENDO A DOCÊNCIA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
INTERCÂMBIOS E DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
MUNICÍPIO, TRADIÇÃO E MODERNIDADE: A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E OS LIMITES DO PROJETO HEGEMÔNICO REPUBLICANO EM MINAS GERAIS (1892-1907)
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
TECENDO SABERES NO TEIA/UFV: PRÁXIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Orientador(a): Daniela Alves de Alves
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
O PROCESSO DE ADOECIMENTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: INDÍCIOS DO MAL-ESTAR DOCENTE NOS GRUPOS ESCOLARES MINEIROS (1906-1930)
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
TRANSITANDO NA FRONTEIRA: A INSERÇÃO DE HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes
Dissertações defendidas em 2013
CONDIÇÕS DE TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FRENTE AO PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI)
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE ESTUDANTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Orientador(a): Marisa Barletto
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO NO NORTE DE MINAS, LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO TRAVESSIA NOTA DEZ
Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza
O LEGAL E O PRESCRITO EM DEBATE: OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: PRODUÇÕES DO PERÍODO 2006-2011
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva,
AS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000: ENSINO SUPERIOR E PRODUÇÃO DE CONSENSO
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
A OFERTA DE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA DOUTOR MANOEL MARTINS LISBOA JÚNIOR NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ EM MINAS GERAIS
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
ANÁLISE HISTÓRICA E METODOLÓGICA DO LIVRO DE ANTÓNIO TRAJANO E SUAS RELAÇÕES COM OS ATUAIS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)
Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo
POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM MIRADOURO – MINAS GERAIS
Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza
O PAPEL DAS LICENCIATURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA À LUZ DA PRÁTICA ESCOLAR
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
Dissertações defendidas em 2012
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: UM ESTUDO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DE NATALÂNDIA – MG
Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza
NARRATIVAS DE PROFESSORAS: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA PRÁTICA DE PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA RECONHECIDA
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NAS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES POR PROFESSORES FORMADORES
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva
SÉRIES OU CICLOS? A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA, MINAS GERAIS
Orientador(a): Cezar Luiz De Mari
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS: O CURRÍCULO E SUAS INTERSEÇÕES ENTRE OS SABERES E A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LETRAS DA UFSJ
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
O TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERAÇÃO ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
“EU NÃO GOSTO DESSE INSTRUMENTO, MAS TAMBÉM O ALUNO NÃO GOSTA DAS PROVAS…” A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS NA ÓTICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Dissertações defendidas em 2011
PEDAGOGIAS ANTIRRACISTAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SER PROFESSOR: INDÍCIOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
ANÁLISE DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO
Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna
OS CURSINHOS POPULARES: ESTUDO COMPARADO ENTRE MSU E EDUCAFRO – MG
Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza
TERRITÓRIOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS SERRAS DO BRIGADEIRO
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
“AÇÕES FORMATIVAS” DESENVOLVIDAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E (RE) ELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES?
Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
EFEITOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NA GESTÃO ESCOLAR
Orientador(a): Rosimar de Fátima Oliveira
ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES EM MINAS GERAIS: A EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA
Orientador(a): Maria das Graças Marcelo Ribeiro
A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DE MÃES E PROFESSORAS
Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
PROUNI: UMA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?
Orientador(a): Maria das Graças Marcelo Ribeiro
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: LIMITES E PERSPECTIVAS DO PROJOVEM CAMPO EM MINAS GERAIS
Orientador(a): Lourdes Helena da Silva
O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva