Publicações

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

2021

FERENC, A. V. F.; DEROSSI, C.C. O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RECORTE DE PRODUÇÕES. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 6, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e819. Acesso em 14 de maio de 2021.

2020

ROCHA DUTRA, FILIPPE; FERENC, ALVANIZE VALENTE FERNANDES; WASSEM, JOYCE. Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 23, n.39, p. 188-205, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3744. Acesso em 14 de maio de 2021.

ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n.77, p. 446-471, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816. Acesso em 14 de maio de 2021.

DEROSSI, C. ; FERREIRA, K. L. M. ; FERENC, A. V. F . O professor da educação básica enquanto um formador de outros professores: cenários da formação docente. Revista FAFIRE (Impresso), Recife, v. 13, p. 25-33, 2020.

2019

SANTOS, F. P. ; CASSUCE, F. C. C. ; FERENC, ALVANIZE VALENTE FERNANDES; CASSUCE, F. R. C. . Determinants for Dropping out in the First Year of Licentiate Degree Courses at the Federal University of Viçosa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 3, p. 292-301, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p292-301 . Acesso em 27 de maio de 2021.

AMANCIO, D. ; FERENC, A. V. F ; BRAÚNA, R. C. A. . Formação continuada de professores do ensino médio: mapeamento de estudos. Revista FAFIRE (Impresso), v. 12, p. 25-33, 2019.

DEROSSI, C. ; FERENC, A. V. F . Balanços e relações bibliográficas entre a formação inicial de professores e o estágio curricular supervisionado. Revista Ponto de Vista (Impresso), v. 8, p. 31-46, 2019.

DEROSSI, CAIO CORRÊA; HOLLERBACH, JOANA D’ARC GERMANO; FERENC, ALVANIZE VALENTE FERNANDES. A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): em foco o projeto educacional do regime civil-militar para as universidades brasileiras / The discipline Brazilian Problems Study (EPB) in the Federal University of Viçosa (UFV): in focus of the educational project of the civil-military regime for brazilian univesrsities. Revista de História e Historiografia da Educação, Curitiba, v. 3, n. 9, p. 152-173, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v3i9.68719. Acesso em 27 de maio de 2021.

2018

2017

2016

ALVES, Daniela. A etnografia da universidade: entrevista com a Professora Gina Louise Hunter. Educação em Perspectiva, v.7, n.1, p.215-227, jan./jun., 2016. ISSN 2178-258X. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/748/180>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

FREITAS, C.P.: SILVA, L.H.. Reflexão e análise da formação de educadores de jovens e adultos do Campo. Educação&Realidade (online), v.41, n.2, abr./jul., 2016. E-ISSN 2175-6236. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362016000200555&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 20 de fev. de 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/2175-623647950.

 

HENRIQUE, A. P. G. ; LACERDA, Wania Maria Guimarães . Perfis de Universitários beneficiados pela política de ação afirmativa na UFV. Educação em Perspectiva, v.7, n.2, p.415-443, jan./jun., 2016. ISSN 2178-258X. Disponível em <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/798/194>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

HERNECK,E.R.; CARVALHO,C.A.. A diferença em sala de aula: produção de incômodos e resistência. Revista Espaço do Currículo, v.9, n.3, p.438-447,set./dez,2016. ISSN 1983-1579. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.30280/16835>. Acesso em 20 de fev. de 2016. DOI:http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.phpdoi: 10.15687/rec.v9i3.30280

 

HERNECK, H.R.; CASTRO,G,R.. A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar. Momento – Diálogos em Educação, v.25, n.1, p.137-153, jan./jun, 2016. E-ISSN 2316-3100. Disponível em : <https://www.seer.furg.br/momento/article/view/6111/3928>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

LEAL, A.L.; BONTEMPO,G.C; SARAIVA, A.C.l.. A atratividade da carreira docente no Brasil: concepções de licenciados em Ciências Biológicas. Tempos e Espaços em Educação, v.9,n.20, set./dez.p.11-26, 2016. ISSN 1983-6597. Disponível em: <https://http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/5905/4919>. Acesso em 31 de jan. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5890

 

MARI, C. L.; Coelho, E.P. . Aproximações entre as categorias oprimido e subalterno de Paulo Freire e Antonio Gramsci. Educação em Perspectiva, v.7, n.1,p.123-144, jan./jun., 2016. ISSN 2178-258X. Disponível em:<http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/725/183>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

MARI, C. L.; HORACIO, A. S. ; Santos, M, L. . Aprendizagens e experiências: a Licenciatura em Educação do Campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade. Inter-ação (UFG. Online), v. 41,n.2, p. 463-484,maio/ago., 2016. ISSN 1981-8416. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730/21438>. Acesso em: 22 fev. 2017. DOI:http://dx.doi.org/10.5216/ia.v41i2.40730.

 

NEVES, Edilaine do Rosário; FERENC, A,V.F..O PIBID Pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v.11, n.4, p.2046-2063, 2016. E-ISSN 1982-5587. Disponível em:<http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7816/6044>. Acesso em 20 de fev de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.7816.

 

PACHECO, Júlio César de Almeida ; SIMONINI, Eduardo . Narrando a construção de uma Escola Família Agrícola na trama de movimentos sociais. Educação em Perspectiva(on-line),v.7,n.2, p.283-302,jul./dez,2016. E-ISSN 2178-8359.Disponível em:<http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/786/188>. Acesso em 31 de jan. de 2016.

 

RAMOS, J. T. V. ; SANTOS, S. C. . Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. BoEM – Boletim online de Educação Matemática, v. 4, n.7,p. 62-81,ago./dez., 2016. E-ISSN 2357-724X. Disponível em:< http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8572/6232. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

SILVA, M.G; SANTOS, M.L.. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva(on-line),v.7,n.2, p.263-282,jul./dez., 2016. E-ISSN 2178-8359. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/779/187. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

SIMONINI, E.S.. O cotidiano: rotina, imitação e invenção. Momento – Diálogos em Educação, v.25, n.1, p.93-10, jan./jun, 2016. E-ISSN 2316-3100. Disponível em : https://www.seer.furg.br/momento/article/view/6111/3928. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

SOUZA, R.C.. Representações sociais de pais e mães acerca das punições e da disciplina na educação familiar e escolar. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 11. n.28,mai./ago., p. 189-210, 2016. E-ISSN 2175-2613. Disponível em: <http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/sumario28.html>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

TAVARES, F.D.V.B; MARI, C.L.. Alguns apontamentos sobre o fenômeno do brain drain e brain gain a partir da formação de doutores no Brasil. Revista Querubim, v. 4, n.30, p. 33-39, 2016. ISSN 1809-3264. Disponível em : <http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zzquerubim_30_v_4.pdf>. Acesso em 20 de fev de 2016.

 

VIEIRA, Raquel Arrieiro; FERENC, A. V. F ; DEUS, M. A. P.. A prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente nas escolas públicas. Pesquiseduca, v. 8, n.15, p. 156-177, jan./jun 2016. ISSN 2177-1626. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/541/pdf>.Acesso em 31 de jan. de 2016.

 

ZANELLI, F.V.; SILVA, L.H.; MIRANDA, E.L.;CARDOSO, I,M..Intercâmbios agroecológicos: encontros entre a educação do campo e a agroecologia na Zona da Mata Mineira. Cadernos de Agroecologia, v.11,n.1, p.1-22,2016. E-ISSN 2236-7934. Disponível em <http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/issue/view/100>. Acesso em 20 de fev. de 2016.

 

 

2015

ALVES, D. A.; SABARA, M. T. R.. Disciplinamento e Controle: análise da rede de monitoramento visual. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 11, n.1, p. 98-113, jan./jun. 2015. ISSN 1809-0044. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/issue/view/198>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v11n21

 

BRANDAO, A. C. P.; FERENC, A. V. F; BRAUNA,R.C.. Condições de Trabalho Docente em uma universidade pública. Revista PesquisaEduca, v.7, n.14, jul./dez., p.358-384,2015. ISSN 2177-1626. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/issue/view/62/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

BRANDAO, A. C. P.;FERENC, A. V. F;BRAUNA,R.C.. Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos. Revista Espaço Pedagógico (online), v.22,n.2, p.343-355, jul./dez., 2015. E-ISSN 2238-0302. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/issue/view/526>. Acesso em 22 de fev. de 2016

 

CABRAL, T.E.; AZEVEDO, D.S.. A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e seus primeiros anos de funcionamento: relações entre a república e as festas escolares (1912-1930). Educação em Foco, v. 20, n.3, p.165-186,nov.15/fev.16,2015. ISSN 0104-3293. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/issue/view/2/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v0n020162818

 

CARVAS, G. M. A; AZEVEDO, D. S.. O processo de criação e os primeiros anos de funcionamento da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora (1896-1930). Cadernos de História da Educação (Impresso), v.14, n.1, p.227-146,jan./abr., 2015. ISSN 1807-3859. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/1289/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

EUFRAZIO, V. L.; BRAÚNA, R. C. A.. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: articulando sabres e desenvolvimento profissional. Revista Práxis Educacional, v.11, n.18, p.237-257, jan./abr., 2015. E- ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/4697/4484>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

MIRANDA, E. S.; BRAÚNA, R. C. A.; FERENC, A. V. F.. Formação e atuação docente: relações e peculiaridades dos campos de saberes. Comunicações (UNIMEP), v.22, n.1, p.65-82, jan./jun., 2015. E-ISSN 2238-121x. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/170>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p65-82

 

SILVA, F. M. ; HERNECK, H. R.. A constituição de uma escola como referência: o encontro com a história através das narrativas que potencializam a memória coletiva da ESEDRAT. Revista Teias (UERJ. Online), v.16, n.42, p. 177-195, jul./set., 2015. ISSN 1982-0305. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24540/17520. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://10.12957/teias

 

SILVA, L. H.. A Pedagogia da Alternância na Educação do Campo: Velhas questões, novas perspectivas de estudos. Eccos Revista Científica, v.36, p.143-158, jan./abr.,2015. ISSN 1517-1949. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/3594/2960>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://doi10.5585/EccoS.n36.3594

 

SILVA, L. H.; MIRANDA, É. L.. Agroecologia e Educação do Campo na Zona da Mata Mineira. Revista Educação em Perspectiva(impresso), v.6, n.2, p. 337-355, jul./dez., 2015. ISSN 2178-8359. Disponível em: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/651/167. Acesso em 23 de fev. de 2016.

 

SILVA, L. H.; MIRANDA, É. L .. Representations, Educational Processes and Practices in Youth and Adult Field Education in Brazil. Creative Education, v. 06, n.23, p. 2459-2465, 2015. E-ISSN 2151-477. Disponível em: <http://file.scirp.org/pdf/CE_2015123013530271.pdf>. Acesso em 20 de fev. de 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.4236/ce.2015.623253

 

SILVA, L. H.; MIRANDA, E. L.. Rural Education and Rural Extension: Paulo Freire Contributions to the Agrarian Residence Program. Atiner Conference Paper Series, v. 01, n.EDU2015-1477, p.03-12, 2015. ISSN 2241-2891. Disponível em: < http://www.atiner.gr/papers/EDU2015-1477.pdf>. Acesso em 23 de fev. de 2016.

 

SILVA, T. F. ; BRAUNA, R. C. A. ; FERENC, A. V. F ..O PIBID de Química: identificando ações e saberes na formação de licenciandos. Revista Educação em Perspectiva(on-line), v.6, n.1, p.142-162, jan./jun, 2015. E-ISSN 2178-8359. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/644/157>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

2014

‘BARDUNI FILHO, Jairo; SIMONINI, Eduardo; GOMIDE, G.; PEREIRA, Cristiane Roque. O Julgamento de Peter Lorre: masculinidades e diferença em uma Escola Superior de Agricultura. Educação em Perspectiva (Online), v.5, n.1, p. 72-91,jan./jun., 2014. E-ISSN 2178-8359. Disponível em:< http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/324/132>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

COELHO, M. F.; SILVA, L. H.. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, n.2, p. 212-227, mai./ago., 2014. ISSN 1982-7199. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/915/336>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

GOMES, J. F. S.; SANTOS, S. C.. A Imagem da Matemática construída pelos alunos ao longo dos anos iniciais. Instrumento – Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 16,n.1, p. 83-92, jan./jun., 2014. Disponível em <https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2821/1933 >. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

MARI, C. L.; COELHO, E. P.; SANTOS, G. M. A.; SANTOS, M. L.; CUNHA, A. L. S.; BARBOSA,W.A.. Formação social universitária: jornadas interculturais. Revista Unifreire, 2ª edição, p.78-84, dez., 2014. ISSN 23577266. Disponível em <https://www.paulofreire.org/images/pdfs/revista_unifreire_2.pdf >. Acesso em 23 de fev. de 2016

MARI, C. L.; SILVA FILHO, L.S.. Lei municipal Nº 32 que cria o externato municipal (Pitangui, Minas Gerais, 1893). Cadernos de História da Educação (Online), v. 13,n.2, p. 76-89, jul./dez.,2014. ISSN 1982-7806. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/1235/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

‘MARI, C. L.; Thiengo, Lara Carlette.. Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, v.36, n.1, p. 53-61,jan./jun., 2014. E- ISSN 1807-8656. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/issue/view/869/showToc >. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI:10.4025/actascihumansoc.v36i1.23669

 

MARI, C. L. ; Thiengo, Lara Carlette . O Ciência Sem Fronteiras: sobre o lugar e função do conhecimento no ensino superior. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, p.122-133, jan./jun.,2014. ISSN 2175-5604. Disponível em < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/970>. Acesso em 23 de fev. de 2016

MELO, CRISTIANE MAGALHÃES DE; BEVILACQUA, PAULA DIAS; BARLETTO, MARISA; FRANÇA, ELISABETH BARBOZA. Qualidade da informação sobre óbitos por causas externas em município de médio porte em Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 30, n.9, p. 1999-2004, set., 2014. ISSN 0102-311X. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000901999&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00187213 

 

 

MELO, É. F.; SILVA, L. H.. O plano de estudo na articulação entre os tempos e espaços na formação por alternância. Itinerarius Reflectionis (Online), v.1, n.16, p. 1-16, 2014. ISSN 1807-9342. Disponível em <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/25478/17228 >. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: 10.5216/rir.v1i16.25478

 

ROMAO,J.E.; CARDOSO,F.A.; COELHO, E. P.; SILVA,A.J.F.. Pedagogia do Reencantamento. Presença Pedagógica, v. 20,n.118, p. 7-12,jul./ago., 2014. ISSN 1413-1862. Disponível em <http://presencapedagogica.com.br/conteudo.php?LISTA=menu&MENU=19 >. Acesso em 23 de fev. de 2016

SANTOS, S. C.. Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Matemática a distância. Eccos Revista Científica (Online), n.34, p. 143-159 ,maio/ago., 2014. ISSN 1517-1949. Disponível em <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71532890010>. Acesso em 23 de fev. de 2016. DOI: 10.5585/EccoS.n34.4548

 

 

SIMONINI, Eduardo. Espírito esaviano e cotidiano discente na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v.13, n.1, p.251-266 ,jan./jun. 2014. ISSN 1807-3859. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/1191/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

 

BARBOSA, J.M.S.; VAZ DE MELLO, R. M. A.; FLORESTA, M.G.S.; SOARES, L.A.. Por uma gestão democrática na escola: construindo possibilidades através da Ead sob a ótica de um grupo de gestores escolares. Paidéi@ (Santos), v.6, n.10, p.1-26, jul., 2014. ISSN 1982-6109. Disponível em<http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=370 >. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

2013

BEVILACQUA, P. D.; BARLETTO, M. ; SOUZA, C. F. ; BASTOS, Rafael Kopschitz . Ensino de Epidemiologia para cursos de graduação em Engenharia Ambiental. Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales, v. 6,n.2, p. 46-55,ago., 2013. ISSN 0718-378X . Disponível em <http://www.journals.unam.mx/index.php/aidis/issue/view/Vol.%206%2C%20No.%202%2C%206%20de%20Agosto%20de%202013/showToc>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

 

CABRAL, T. E. M. ; AZEVEDO, D. S. . A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e as relações entre matrícula, frequência e fluxo de promoção no ensino primário do educandário (1912-1930). Revista HISTEDBR On-line, 2013. v.13, n.52,p.138-154,set., 2013. ISSN 1676-2584. Disponível em<http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640234/7793 >. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

 

CABRAL, T. E. M. ; AZEVEDO, D. S. . O Grupo Escolar Silveira Brum e o processo de organização do ensino público primário em Muriaé/MG (1912-1930). Cadernos de História da Educação (Impresso), v.12, n.12, p.659-666, jul./dez., 2013. ISSN 1982-7806 Disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/25033>. Acesso em 23 de fev. de 2016

 

 

LOPES, Eduardo Simonini . O desejo dos anjos. Educação e Filosofia (Online), v. 27,n.54, p.503-524,jul./dez., 2013. ISSN 0102-6801. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13769/12944>. Acesso em 23 de fev. de 2016

MELO, CRISTIANE MAGALHÃES DE ; BEVILACQUA, PAULA DIAS ; BARLETTO, MARISA . Produção da informação sobre mortalidade por causas externas: sentidos e significados no preenchimento da declaração de óbito. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18,n.5 p. 1225-1234, maio, 2013. ISSN 1413-8123. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000500007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 de fev. de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000500007 

 

 

OLIVEIRA, H. V. G.; SILVA, L. H.; SARAIVA DE LORETO, M. D. S.. Percepções sobre mudanças na qualidade de vida: um estudo com egressos do PROEJA/IFMG campus Bambuí. Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, v. 24,n.1, p. 125-152, 2013. ISSN 2236-8493. Disponível em <http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/issue/view/6>. Acesso em 24 de fev. de 2016.

 

ROCHA, N. H. N.; BARLETTO, M.; BEVILACQUA, P. D.. Identidade da agente comunitária de saúde: tecendo racionalidades emergentes. Interface (Botucatu. Impresso), v. 17, n.47, p. 847-857,out./dez., 2013. ISSN 1807-5762. Dipsonível<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 2 de fev. de 2016.

 

SANTOS, G. M. A.. Saberes tácitos, técnica, tecnologia e ciência: o lugar do trabalho vivo no processo de trabalho na produção associada. Trabalho & Educação (UFMG),v.22, n.3, p.222-239,set./dez., 2013. ISSN 15169537. Disponível< http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/issue/view/91/showToc>. Acesso em 24 de fev. de 2016

 

SANTOS, M. L.; BARBOSA, W. A.; KOLLN, M.. Programa de extensão TEIA/UFV: Formação universitária para uma ecologia de saberes. Educação em Revista,v.29, n.4, p.69-98, dez., 2013. ISSN 0102-4698. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-469820130004&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 24 de fev. de 2016.

 

SIMONINI, Eduardo. O batuque e a invenção de cotidianos discentes. Instrumento (Juiz de Fora), v.15, n.2, p.219-226, jul./dez., 2013. ISSN: 1984-5499. Disponível em <https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/issue/view/238/showToc >. Acesso em 24 de fev. de 2016.

 

ZEFERINO, Jaqueline Cardoso; BARLETTO, M.; SALLES, J. G. C.. A participação de mulheres no esporte universitário: um campo em disputa. Movimento (UFRGS. Impresso), v.19, n.2, p.11-30, abr./jun., 2013. ISSN 0104-754X. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/issue/view/1953/showToc>. Acesso em 24 de fev. de 2016.

 

 


Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3612-7509

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados