Histórico
A criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, em 2008, com recomendação da CAPES, atendeu a uma aspiração da zona de abrangência social da Universidade Federal de Viçosa. Assim, após a oferta, durante mais de uma década, de cursos de Especialização Lato Sensu em Educação e esforços do Departamento de Educação na qualificação doutoral do seu corpo docente, a UFV, através da implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação, ofereceu à comunidade regional – sobretudo aos profissionais da área de Educação – a possibilidade de desenvolver estudos e pesquisas avançadas no âmbito da formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas. As atividades do Curso começaram em março de 2009, sendo que a primeira defesa de dissertação ocorreu em 25 de fevereiro de 2011.
O Programa de Pós-Graduação em Educação é um dos mais procurados e concorridos da UFV, sendo isso um indicativo da importância de tal Programa não apenas para a instituição, mas também para o estado de Minas Gerais. A crescente demanda de novos candidatos a cada ano, exigiu com que o Programa ampliasse o número de vagas. Historicamente, portanto, temos que, de 2009 a 2011 foram oferecidas 12 vagas no processo seletivo; já de 2012 a 2014 foram ofertadas 20 vagas e de 2015 até a última seleção, em 2020, as vagas foram ampliadas para 25.
O PPGE tem atualmente entre seus discentes e egressos professores de IES e Institutos (CEFETs) estaduais e federais, além de professores da rede pública (municipal e estadual) de ensino que implantam e consolidam a pesquisa em Educação em localidades do interior de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil. Alguns egressos atuam em setores não escolares, como assessoria a Escolas Família Agrícola, integrantes do movimento da Educação do Campo, e outros ocupando cargos de liderança política (como o cargo de vereadores em diferentes municípios de Minas Gerais).
O corpo docente permanente do PPGE é constituído atualmente por 19 professores doutores e 4 docentes colaboradores.