Disciplinas
DISCIPLINAS (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO) |
DISCIPLINAS (DOMÍNIO CONEXO) |
EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação | EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil |
EDU 612 – Educação Contemporânea | EDU 627 – Educação e Cotidiano |
EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder | EDU 628 – Sujeitos, História e Educação |
EDU 636 – Educação Pública: Análise Sociológica | EDU 638 – A Sociologia da Educação e o Estudo das Desigualdades Escolares |
EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação | EDU 640 – Formação de Professores: Perspectivas Atuais |
EDU 790 – Tópicos Especiais I | EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente |
EDU 791 – Tópicos Especiais II | EDU 643 – Docência do Ensino Superior |
EDU 792 – Tópicos Especiais III | EDU 691 – Trabalho e Educação |
EDU 794 – Problemas Especiais I | EDU 692 – Ciência, Tecnologia e Educação |
EDU 795 – Problemas Especiais II | EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias |
EDU 797 – Seminário de Pesquisa | EDU 699 – Educação e Razões Oprimidas |
EDU 799 – Pesquisa | EDU 776 – Estágio em Ensino I |
EDU 777 – Estágio em Ensino II |
Modelo curricular para o mestrando iniciante no PPGE
1º. Semestre
EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação (Obrigatória do programa)
EDU 612 – Educação Contemporânea (Obrigatória do programa)
EDU 797 – Seminário (obrigatório)
Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre
2º. Semestre
EDU 636 – Educação Pública: Análise Sociológica (Obrigatória Linha 1)
EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação (Obrigatória da linha 2)
EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder (Obrigatória Linha 3)
EDU 776 – Estágio em Ensino I (obrigatório para bolsistas)
Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre
3º. Semestre
EDU 777 – Estágio em Ensino II (obrigatório para bolsistas)
EDU 799 – Pesquisa
Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre
4º. Semestre
EDU 797 – Seminário (obrigatório)
EDU 799 – Pesquisa
Ementas
EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação. 4(3-1) I. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em educação. Os diferentes paradigmas de interpretação da realidade educativa. As abordagens metodológicas da pesquisa em educação. O processo de investigação. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)
EDU 612 – Educação Contemporânea. 4(3-1) I. Democratização do ensino na sociedade moderna. Capitalismo monopolista e educação. Educação na contemporaneidade. A educação brasileira na sociedade contemporânea. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)
EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil. 4(3-1) I e II. A formulação de políticas educacionais no Brasil. A implementação de políticas educacionais para a educação básica e educação superior. Avaliação de políticas educacionais. Políticas para a educação básica e educação superior.
EDU 627 – Educação e Cotidiano. 4(4-0) I e II. Introdução. A “realidade” como um problema de pesquisa no cotidiano. As pesquisas nos/com os cotidianos. Os usos do conceito de cotidiano na educação.
EDU 628 – Sujeitos, História e Educação. 4(4-0) I e II. A entrevista em história oral. O memorial como narrativa histórica e reflexiva.
EDU 629 – Saberes, o Ser Social e Relações de Poder. 4(4-0) II. Axiologia/epistemologia como constituintes do ser social . Razões e formas de validade. Saberes emergentes, experiência e intuição. Relações de poder e as possibilidades instituintes. (OBRIGATÓRIA LINHA 3)
EDU 636 – Educação Pública: Análise Sociológica. 4(4-0) II. As instituições escolares e suas dinâmicas internas e externas. A sociologia do professor e da profissão docente. As práticas educativas das famílias. A experiência escolar e a relação com o saber. (OBRIGATÓRIA LINHA 1)
EDU 638 – Sociologia da Educação e os Estudo das Desigualdades Escolares. 4(3-1) I e II. O estudo das desigualdades escolares na Sociologia da Educação. O pensamento de Pierre Bourdieu: desigualdades culturais e escolares. As desigualdades de pertencimento étnico-racial e de gênero e a escola. As dimensões socioespaciais das desigualdades escolares. A sociologia figuracional de Norbert Elias: diferenciação e interdependências.
EDU 640 – Formação de Professores: perspectivas atuais. 4(3-1) I e II. Tendências na formação de professores – matrizes epistemológicas e implicações nas dimensões teórica e prática no campo da formação e do exercício profissional. Perspectivas de formação e de desenvolvimento profissional docente no quadro das políticas educacionais. O estado da arte da formação de professores: tendências investigativas contemporâneas.
EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente. 4(3-1) I e II. Formação de professores e trabalho docente. Socialização e socialização profissional. Saberes docentes: características e perspectivas.
EDU 643 – Docência do Ensino Superior. 4(3-1) I e II. A educação superior e a docência na universidade. A relação teoria/prática e ensino/pesquisa. O planejamento e a avaliação como campos de interseção da prática pedagógica. As técnicas de ensino como instrumento pedagógico.
EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação. 4(4-0) II. O “sujeito” na pesquisa qualitativa. Métodos biográficos em pesquisa. Metodologias participantes. (OBRIGATÓRIA LINHA 2)
EDU 691 – Trabalho e Educação. 4(4-0) I e II. O trabalho como fundamento da condição humana. Pressupostos teóricos da relação trabalho e educação. A dualidade estrutural da educação brasileira como resultado da divisão internacional do trabalho.
EDU 692 – Ciência, Tecnologia e Educação. 4(4-0) I e II. Educação Científica. Educação Tecnológica. Tecnologias e Educação.
EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias. 4(4-0) I e II. Educação do Campo: Antecedentes, Princípios e Identidade do Movimento Social. Alternância ou Alternância? Práticas Pedagógicas em Construção. A Formação de Educadores do Campo. Estado da Arte das Pesquisas sobre Alternância e Formação de Educadores do Campo.
EDU 699 – Educação e Razões Oprimidas. 4(4-0) I e II. Epistemologias Alternativas ou novos paradigmas. Razão fronteiriça ou liminar. Razão mestiça. Razão criolla. Razão hibrida. Razão exterior. Razão oprimida.
EDU 776 – Estágio em Ensino I. 1(0-1) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante da pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
EDU 777 – Estágio em Ensino II. 2(0-2) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante de pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
EDU 790 – Tópicos Especiais I. 1( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
EDU 791 – Tópicos Especiais II. 2( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
EDU 792 – Tópicos Especiais III. 3( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
EDU 794 – Problemas Especiais I. 1( – ) I e II. A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.
EDU 795 – Problemas Especiais II. 2( – ) I e II. A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.
EDU 797 – Seminário 1( – ) I e II. Esta disciplina possibilita a discussão e troca de experiências onde os alunos poderão apresentar seus projetos de pesquisa para a comunidade acadêmica.
EDU 799 – Pesquisa. O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudantes planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração da sua dissertação.