Informativo

Professora Bethania Medeiros Geremias (UFV) debate o uso crítico da Inteligência Artificial na Educação em entrevista ao Programa Sônia SantAnna na Rádio Quintal FM

A Dra. Bethania Medeiros Geremias, Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi a convidada do programa de Sônia SantAnna na Rádio Quintal FM (https://quintalfm.com.br/ ) no dia 17 de dezembro, para um debate fundamental sobre Inteligência Artificial na Educação e na Formação Docente.
Ao iniciar sua participação, a Professora fez questão de agradecer à entrevistadora Sônia SantAnna pela iniciativa em ampliar o conhecimento do público sobre os valorosos profissionais da UFV, destacando a importância de levar a pesquisa acadêmica para a comunidade.
Com uma trajetória acadêmica consolidada, que inclui Doutorado e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e experiências internacionais na França (Université de Dijon e Université de Nantes), a Dra. Bethania é uma referência no campo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da Inteligência Artificial (IA) aplicadas à educação e às práticas pedagógicas.
Sua expertise é ativamente empregada na vanguarda da discussão institucional sobre o tema. A Professora integra a Comissão para uso da Inteligência Artificial nas atividades acadêmicas da UFV e é membro do grupo de trabalho IA e Práticas docentes. Líder do Grupo de pesquisa CNPq TECIDO – Tecnologias, Ciências e Dodiscências, a Dra. Bethania reforça que o foco da escola é formar cidadãos para o mundo contemporâneo, onde a IA está presente em tudo.
Durante a entrevista, a Professora destacou a urgência de uma formação docente sólida que vá além do instrumental, focando no uso crítico, criativo e autônomo das IAs.
“O que a gente precisa é fornecer aos professores uma educação sólida, teórica e prática para saber quais as melhores tecnologias, quais os melhores recursos a utilizar, como utilizar e para quê.”
A Dra. Bethania alertou para os riscos da dependência tecnológica e da “preguiça cognitiva” que surge quando o estudante delega seu pensamento crítico à máquina. Ela enfatizou que o trabalho da Comissão da UFV visa justamente a formação e a recomendação, e não a proibição, para que docentes e discentes saibam lidar com os desafios, como a desinformação e os vieses das IAs.
“Quando o estudante delega o seu pensamento crítico para a máquina, ele está deixando de aprender. Tanto que já falo aí de uma preguiça cognitiva que vem sendo gerada também por isso.”
A entrevista reforça o papel central da UFV e de seus docentes na discussão sobre IA, Educação e Formação de professores em contexto brasileiro, atentando para a necessária e insubstituível mediação docente. Ao final do programa, a entrevistadora Sônia SantAnna solicitou a colaboração da Professora Bethania para indicar outros pesquisadores e professores da área, garantindo a continuidade dos debates sobre Educação em seu programa.

Acesse o link para ouvir a entrevista completa: https://youtu.be/yfYbr7fFwEY

Entrevistadora Sônia SantAnna da Rádio Quintal FM
Professora Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)

Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3612-7509

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados