Informativo
APROVAÇÃO E FINANCIAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA “Presenças negras em programas de pós-graduações: emergências e agências na ciência brasileira”
Informamos a aprovação do projeto “Presenças negras em programas de pós-graduações: emergências e agências na ciência brasileira”, no EDITAL 037/2022 – CAPES Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós – Doutorado Estratégico.
O projeto conta com a coordenação da Profa. Maria Simone Euclides do Departamento de Educação e da participação das Profas. Heloísa Raimunda Herneck – Departamento de Educação, e da Profa. Daniela Alves de Alves do Departamento de Ciências Sociais, respectivamente vinculadas ao Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa – MG.
A proposta foi submetida ao eixo IV – Estudo sobre aspectos étnico-raciais ou de gênero na constituição do corpo discente da pós-graduação stricto sensu, e teve avaliação máxima sendo contemplado com bolsa de mestrado e pós-doutorado.
O projeto tem por objetivo identificar e compreender as agências de estudantes negros e negras cotistas presentes nos Programas de Pós-Graduações das seguintes universidades federais: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Brasília. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar e trazer notoriedade às produções acadêmicas advindas das investigações realizadas por pós-graduandos e pós-graduandas cotistas negras, fortalecendo assim as epistemologias negras dentro e fora das universidades públicas, rompendo com a lógica do epistemicídio.